Na hora de comprar ou alugar Estacas Prancha Metálicas é comum encontrar fornecedores oferecendo pranchas de baixa espessura como uma alternativa para redução de custos. Embora esta economia pareça ser uma opção pela eficiência estrutural, a utilização de pranchas no limite de capacidade de carga teórica, acaba por trazer mais custos na prática.
Confira aqui 3 razões pelas quais a utilização de pranchas muito finas acabam por sair mais caro:
- Baixa resistência ao contato com equipamentos de escavação
Pranchas muito finas se deformam mais facilmente em caso de contato com a concha das máquinas de escavação, aumentando a incidência de custos associados a perda ou reposição de estacas amassadas.
- Esforços dinâmicos
O dimensionamento de escoramentos é usualmente feito para as cargas estáticas (solo, sobrecargas, empuxo…), porém o processo de cravação e saque das peças envolve cargas dinâmicas, bem como o contato com interferências no solo. Portanto, ainda que o projeto permita uma prancha de 4 mm, por exemplo, ela terá alta probabilidade de desalinhamento ou deformação durante o trabalho na obra.
- Redução do reaproveitamento
Estacas prancha de baixa espessura não duram muito. Os problemas acima tendem se agravar rapidamente à medida que os primeiros desalinhamentos fazem com que esforços de torção e flexão passem a atuar, levando o aço ao limite de escoamento rapidamente sob estado triplo de tensão.
Por estas razões, na Escoramento.com só trabalhamos com Estacas Prancha Metálicas com espessura mínima de 6,3mm (1/4 pol.), em aço com resistência mínima de 355 MPa.
Consulte nossa equipe de suporte técnico para tirar qualquer dúvida na hora de alugar.