Pipe Jacking com Estacas-Prancha nos poços de serviço. Você conhece esta metodologia europeia?

O uso de Estacas-Prancha em projetos de contenção de solos não é novidade. Na verdade, desde o início do século passado, tem sido uma solução extremamente versátil para a contenção vertical. No entanto, nos últimos anos, com o aprimoramento dos equipamentos de cravação de tubos e a disponibilidade de Estacas-Prancha de aço alta resistência deram um novo impulso ao uso desta solução para obras em método não destrutivo – MND.

A utilização de Estacas-Prancha de aço para poços de cravação ou de retirada em túneis para construção de novas redes ou na recuperação de redes existentes no subsolo tem como características positivas a rapidez, menor impacto ambiental e possibilidade de execução de ‘shafts’ retangulares. 

Frequentemente utilizada em centros urbanos movimentados da Europa e Estados Unidos, o uso de Estacas-Prancha em aço obras de cravação de tubos tornou-se um método importante e decisivo para projetos subterrâneos de sucesso no mundo todo. 

VANTAGENS E APLICAÇÕES

POÇOS DE CRAVAÇÃO

O escoramento com Estacas-Prancha em aço de alta resistência, importadas com encaixes precisos, se destaca por possibilitar sua reutilização, sendo cravadas verticalmente no solo e escoradas horizontalmente através de longarinas; que facilita sua remoção e colocação, simplesmente erguendo-se as Estacas-Prancha até a altura da geratriz superior do “shield” ou, então, através do corte com maçarico de forma localizada. 

Para obras com equipamentos tipo furo piloto, a execução de poços de serviço com Estacas-Prancha apresentam a vantagem de não exigir a necessidade de estruturas de reação pesadas, em virtude do baixo empuxo de cravação destes equipamentos. Em situações de menor diâmetro é usual que as profundidades sejam também menores, possibilitando que os poços de cravação sejam executados de forma muito rápida com pranchas de 4m ou de 6m cravadas com vibradores acoplados à própria escavadeira da frente de serviços.

MENOS POEIRA, MENOS BARULHO

As Estacas-Prancha compostas por perfis de aço lado a lado têm como principal atrativo a montagem rápida e custo competitivo, especialmente em projetos que requerem grandes profundidades de contenção. Outro ponto a favor da técnica é a menor geração de transtornos à população quando comparado com metodologias geradoras de ruído e material particulado, como é o caso do concreto projetado.

TIPOS DE SOLO

Em geral, as Estacas-Prancha de aço são aplicáveis em quase todo tipo de solo, desde os mais finos, como os argilosos, passando pelos siltes e arenosos, apresentando sua melhor performance em situações com SPT até 20 golpes.

POÇOS DE RECEPÇÃO E RESGATE

A utilização de Estacas-Prancha para poços de saída dos equipamentos, também conhecidos como poços de recepção ou de resgate da máquina, permite ganhos de agilidade e economia. Em profundidades intermediárias (entre 4 e 6m) a extração da máquina deixa de exigir a implantação prévia de um poço (shaft) e passa a ser, na prática, uma pequena vala ou cava escorada sobre o ‘shield’.

OUTRAS METODOLOGIAS E SUAS DESVANTAGENS

  • Liner Plates: processo lento, alto índice de perda/ baixo ou nenhum reaproveitamento.
  • Concreto projetado: processo lento, caro, gera resíduos, alto impacto ambiental e alto custo de conversão para poço de visita.
  • Aduelas de concreto pré-moldado: risco de perda do poço por desalinhamento, risco de segurança no trabalho, reaproveitamento zero e alto custo de conversão para poço de visita.

SÓ NA ESCORAMENTO.COM

A Escoramento.com disponibiliza Estacas-Prancha em aço de alta resistência para locação com resistência de 355 a 415 Mpa no mercado nacional. As séries 4m, 6m e 9 metros combinam seções eficientes, aliando alto momento de inércia com elevadas tensões de trabalho. O resultado é um equipamento da mais alta performance, na sua obra, pronto para trabalhar sem a necessidade de aguardar meses para importação. 

Alugue com quem entende de obra. 

Atendimento Especializado – Ligue agora e vamos discutir seu caso. A Escoramento.com dará o apoio técnico necessário para sua obra sem custo. 

No próximo post, vamos falar sobre Poços de Resgate e Recepção utilizando Blindagens de Vala.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn