3 Questões chave para a escolha de Estacas Prancha

Estacas prancha metálicas são equipamentos de grande responsabilidade na obra. Estes elementos asseguram a estabilidade do solo e a proteção aos trabalhadores que executam as atividades de instalação no interior da escavação. Desta forma, esta escolha deve ser feita sempre com atenção a parâmetros técnicos; e não somente com base em medidas ou preço, isoladamente.

Veja aqui 3 questões chave para escolha de estacas prancha e assista o novo video em https://youtu.be/VtQjeGRWllg.

  • Qual a ficha?

A ficha é parte da prancha que fica enterrada além da cota de fundo da escavação. O comprimento de cada estaca prancha deve ter dimensões equivalentes à profundidade da escavação, acrescida do comprimento da ficha.

  • Qual o momento de inércia?

Em um escoramento, as estacas prancha atuam como elementos estruturais sujeitos à flexão, em função da força do solo. Assim sendo, a equivalência entre diferentes modelos não pode ser feita apenas com base na largura, mas deve levar em conta também o momento de inércia do modelo especificado. Esta propriedade será um determinante para a rigidez do conjunto.

  • Qual a resistência do Aço?

Além do momento de inércia, a resistência do aço também determina a rigidez da prancha como elemento estrutural. Esta propriedade é medida através da tensão de escoamento do aço em MPa. Todas as pranchas da Escoramento.com têm resistência mínima de 355 MPa, com performance muito superior às pranchas de aço comum (245 MPa).

Conte com nossa equipe de suporte técnico para lhe ajudar a buscar estes parâmetros nas especificações e catálogos técnicos sempre que precisar. Se esta especificação não estiver disponível no seu projeto ou termo de referência, você pode solicitar estas informações ao projetista ou calculista estrutural do projeto.

Assista aqui novo video da série de Conteúdo técnico da Escoramento.com.

Facebook
Twitter
LinkedIn